
O que ninguém conta sobre o pós-parto
Foram muitos meses de mudanças às quais o corpo teve de se adaptar e, agora, chegou a altura de tudo começar a voltar ao seu lugar. Quanto tempo isso durará depende muito de mulher para mulher, mas em média a recuperação total pode demorar até um ano. Eis o que precisa saber e o que pode esperar:
Dores
A placenta já foi expelida mas a área onde esteve presa durante todos estes meses é, após o parto, como que uma ferida que precisa ser cicatrizada. E esta cicatrização passa, entre outras coisas, pelas contrações uterinas. Isso mesmo: elas não desapareceram! Também chamadas de ‘dores do pós-parto’, é normal que as vá continuando a sentir, nomeadamente quando estiver a dar de mamar, já que quando o bebé mama está também a estimular a produção de ocitocina, que ajuda o trabalho do útero a voltar ao lugar.
Sangramento
Após o parto, é normal ter corrimento de sangue durante algumas semanas, sendo que o fluxo tende a ser superior para quem tem um parto normal. Este sangramento acontece porque o corpo está a eliminar os resíduos dos tecidos que revestiram o útero durante os 9 meses de gestação e pode durar até 40 dias, sendo que os primeiros 10 são os mais intensos.
Baby Blues
Bem diferente da Depressão Pós-Parto, esta é uma fase que se inicia cerca de 3 a 5 dias após o parto e caracteriza-se por um sentimento de tristeza e solidão profundas. Apesar de ainda não ter uma tradução consensual, pode dizer-se que é aquilo que desperta nas mães o seu lado de leoas hiper protetoras dos seus filhos, que as deixa preocupadas, deprimidas e sem saber o que fazer com um bebé cujos sinais ainda não conseguem decifrar. Mas não se preocupe, normalmente passa após uma semana e não requer tratamento médico. Caso exceda este tempo, deverá informar-se junto do seu médico.
Amamentação
Tente não se sentir frustrada com a dificuldade inicial em amamentar o seu bebé. A verdade é que eles não nascem ensinados e, apesar de terem o reflexo da sucção, as primeiras pegas provavelmente não serão fáceis. Informe-se sobre o que pode fazer para ajudar o seu bebé a pegar na mama da melhor forma e prepare-se também para a chamada subida do leite. Normalmente ocorre entre o 3º e o 4º dia após o parto e significa que o colostro está a transitar para o chamado ‘leite maturo’. Pode aliviar o desconforto mamário muitas vezes associado a este processo aplicando compressas frias e quentes sobre o peito e, claro, pedindo ajuda ao seu profissional de saúde
Por fim, deve lembrar-se que o seu mais que tudo acabou de chegar ao mundo, e veio para ficar. Já estes sintomas, irão todos passar. Respire fundo e aproveite o bom que a maternidade tem para lhe dar.