
Guia para a Mala de Maternidade
Os momentos que antecedem o momento de conhecer o bebé são quase sempre rodeados de grande ansiedade e emoção. Foram meses e meses de espera e agora o parto está apenas a poucas semanas de distância! Mais especificamente cinco semanas, se considerarmos que o momento ideal para fazer a mala é entre as 35 e as 36 semanas. Isto se for um parto normal, já que é frequente os partos de gémeos acontecerem entre as 35 e as 36 semanas de gravidez. Neste caso, a mala deverá ser feita a partir das 32 semanas.
E como se deve preparar a mala? Quais os essenciais que não podem faltar na contagem? E deve ser uma para a mãe e para o bebé, ou duas individuais? Calma, nós explicamos tudo.
A Mala
A única razão pela qual pode querer levar duas malas é para separar convenientemente as roupas da mãe das do bebé, já que sabemos que a pele do recém-nascido ainda não está preparada para ter contacto com alguns microrganismos. Mas caso tenha uma mala onde cabe tudo, pode achar mais prático levar apenas essa. Neste caso, o que tem a fazer é lavar tudo previamente com produtos específicos para bebé para que não exista perigo de contágio de umas peças para as outras.
Para a Mãe – é preciso considerar:
- O Pós-parto: 4 a 5 cuecas de algodão confortáveis e pensos higiénicos grandes ou, em alternativa, cuecas descartáveis;
- Estadia no Hospital: Objetos de higiene pessoal (gel de banho, champô, pasta e escova de dentes), roupão, chinelos de quarto e de banho e roupa para sair no final da estadia;
- Amamentação: 3 Pijamas/Camisas de dormir com abertura à frente (o ideal é serem camiseiros largos), 2 sutiãs de amamentação (um extra apenas por precaução), 6/8 discos absorventes para o peito e creme para os mamilos.
Para o Bebé – é necessário levar:
- Roupa: 3 mudas completas, compostas por conjuntos interiores, exteriores, gorros e meias. O ideal será deixar mais uma ou duas mudas extra preparadas em casa, caso venha a ser necessário. Leve também algumas fraldas de pano (de preferência já com o cheiro da mãe) e uma manta para embrulhar o bebé.
- Higiene: 6/7 Fraldas descartáveis, escova de cabelo/pente e toalhitas.
A tudo isto acresce uma pasta com o boletim de gravidez e todos os exames efetuados durante a mesma.
Quanto à forma como organiza tudo isto, é ter em conta que a mala deve ser prática e muito fácil de usar, já que as emoções não lhe irão dar tréguas!