
Estou grávida – e agora?
O teste deu positivo – e agora, o que fazer? O médico, o hospital, o nome, a família, o quarto, o orçamento familiar! Tantas dúvidas, por onde começar? Nós damos uma ajuda:
Procure um médico
Embora os testes de farmácia raramente falhem, não deixa de ser uma possibilidade. Por isso o primeiro passo deve ser procurar a confirmação através da marcação de uma consulta com um obstetra. Caso tenha sido uma gravidez planeada, provavelmente já tem um. Em caso negativo ligue para o seu hospital, informe-se acerca das condições com que operam os médicos disponíveis e confirme a sua suspeita. É importante que esta confirmação aconteça o mais rápido possível, porém, isto não é impeditivo de procurar outro especialista mais tarde, caso não se sinta confortável com o profissional que escolheu nesse dia.
Iniciar o pré-natal
Uma vez estando a gravidez comprovada, irá agora dar início a 40 semanas incríveis, cheias de emoção e de algumas restrições. Em primeiro lugar, será normal que lhe sejam recomendados alguns suplementos tais como ácido fólico e iodo, e também deverá adotar alguns cuidados:
- Dieta equilibrada e variada, com algumas restrições, sendo elas: evitar peixes crus e carnes cruas, ovos crus, leite e queijo feito a partir de leite não pasteurizado, frutas e saladas mal lavados e também a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Hidratação – dois litros de água por dia;
- Evitar esforços excessivos – as caminhadas serão as suas melhores amigas nos próximos meses;
- Dormir bem – de 7 a 8 horas de sono;
- Atenção a sinais de alarme – muita atenção aos sangramentos.
Durante o 1º trimestre, também lhe poderá ser recomendado não divulgar a boa-nova até às 12 semanas de gravidez. Isto porque durante este período há uma maior possibilidade de aborto espontâneo e, por isso, poderá querer deixar este período mais tenso passar até tornar pública a sua gravidez.
E, talvez o mais importante: mantenha a calma. Tente viver esta fase da sua vida o mais tranquila quanto possível. O seu bebé agradece.