
O banho do bebé
A hora do banho é um importante momento de partilha entre pais e bebé. Dar banho não significa apenas limpar: significa também criar laços e ajuda a desenvolver os sentidos do mais pequeno sendo, por isso, um momento que merece todo o cuidado e atenção por parte dos pais.
Hora
Há bebés que ficam mais despertos e outros mais calmos, sendo que desta forma a ‘melhor hora’ para dar banho ao bebé é algo que não existe. Se o banho funcionar como estimulante, talvez seja melhor dar durante o dia. Caso ajude o bebé a acalmar, então aproveite para lhe dar perto da hora de dormir (e sim, nos primeiros tempos pode mesmo optar por dar muito perto da hora de dormir. Não é certo que vá ajudar o bebé a dormir mais horas seguidas, mas vale a tentativa).
Temperatura
Deve ser verificada na água e também no quarto. Principalmente no Inverno é extremamente importante que garanta que a divisão onde vai dar banho ao bebé está quente e que não há correntes de ar. A da água deve estar entre os 36 e os 37º, mas não acredite apenas no que lhe diz o termómetro de banho. Teste sempre na sua mão e agite a água em movimentos circulares para garantir que não há diferenças de temperatura.
Cabelo
Costuma ser aconselhado que o banho do bebé comece pelos cabelos por este ser um dos lugares onde habitualmente se acumula mais sujidade, devendo por isso ser a primeira coisa a ser lavada.
Cara
Deve ser lavada imediatamente a seguir ao cabelo, com compressas com água morna. Não se esqueça de lavar as pregas do pescoço (tão famosas pela acumulação de cotão) e também atrás das orelhas.
Zona da fralda
Deve ser o último lugar a ser lavado, sendo que nunca deve colocar o bebé na banheira com os genitais sujos. Garanta sempre que o bebé está o mais lavado quanto possível, para que esta sujidade não se acumule na banheira. Outra dica é não usar demasiado sabonete, para que não seja obrigatório ‘enxaguar’ ou mudar a água.
Por fim, deixe que o seu bebé usufrua do momento. Vá vertendo água no seu corpo, cante uma canção e brinque com ele.