
Preparar o peito para a amamentação
Se carregou neste artigo na expectativa de encontrar dicas infalíveis para ter uns mamilos à prova da amamentação, lamentamos desiludi-la. O corpo humano é incrível e por isso somos obrigados a deixar essa tarefa ao seu encargo. Sabia que durante a gravidez o corpo da mulher vai produzindo hormonas que irão tornar a auréola mais resistente à sucção, bem como existem glândulas responsáveis pela hidratação dos mamilos?
No entanto, ainda é comum ouvir-se que a futura mamã deve preparar os mamilos para a amamentação, sendo que na maioria das vezes os conselhos não têm qualquer base científica. Um dos exemplos clássicos é ‘esfregar os mamilos em tecidos rugosos’.
No entanto, há de facto alguns cuidados que pode ir tendo ao longo dos nove meses de gestação:
Água
Deve lavar os seios e os mamilos só com água e evitar o uso de sabonetes, para proteger as glândulas responsáveis pela protecção e hidratação dos mamilos;
Sol
Caso tenha essa possibilidade, procure colocar os seios ao sol entre 10 a 20 minutos (não o faça nas horas de maior calor e utilize sempre protector), pois esta exposição pode ajudar à resistência da auréola e do mamilo;
Sutiãs de amamentação
Pode começar a usar ainda estando grávida, pois estes dão um suporte diferente e mais adaptado às várias alterações do peito. Pense: se não se preocupar com o peito à medida que ele vai sofrendo alterações, não será depois mais difícil contornar a flacidez e as estrias do ‘pós-tudo’?
Por fim, e como última dica: informe-se. Não há nada melhor que possa fazer por si e pelo seu bebé do que estar informada sobre todos os desafios da amamentação. Saiba também que existe uma larga rede de apoio à amamentação, que proporciona apoio domiciliário e gratuito. Não tenha receio de pedir ajuda junto de quem sabe.